terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OPINIÃO: ESPÍRITO ESPORTIVO

Uma coisa é você pesquisar, buscar os resultados, imagens e outros dados de jogos profissionais ou acompanhar um jogo pela televisão, sentado tranquilamente na segurança do lar. Outra coisa totalmente distinta é você acompanhar, no local da partida, um clássico do futebol de alto rendimento. Foi assim domingo passado (29) quando estivemos na capital potiguar assistindo ao maior clássico do futebol potiguar. Já na chegada: O congestionamento; a euforia, às vezes até exagerada, de alguns; a verdadeira "operação de guerra" montada pela PM (cavalaria, cães, viaturas - muitas e, muito mais). Dentro do estádio, a vibração, os gritos de guerras, as emoções... No início, tensão e, até um certo temor pelas histórias ouvidas e vistas pela televisão, depois, arrepios, adrenalina a mil - sensações indescritíveis. Não são todos os amantes do futebol residentes no interior do interior que possuem a oportunidade de experimentarem este tipo de emoções. No meu caso, já acompanhara grandes jogos, inclusive, do campeonato brasileiro das Séries B e A, para citar: América 00x01 Flamengo, no extinto Estádio João Machado - Machadão, no ano de 2008. Porém, um clássico local, com rivalidades, história e, diversos outros temperos, é outra história. Uma situação, comum para alguns, porém, totalmente nova para mim e desconhecida para muitos. É algo incrível! Sensacional! Não há dinheiro que pague tais emoções!

Infelizmente, há o outro lado, o da selvageria humana. Tivemos sorte de, neste partida, além do belo espetáculo esportivo, não haver nenhum tumulto, talvez até em virtude do forte aparato de segurança que a polícia militar precisou montar para a ocasião, coisas que seriam desnecessárias se, todos os que fossem aos Estádios o fizessem para torcer pelo seu time de coração, esquecer a outra torcida e, não seria nada inconveniente, saírem juntas, conversando após o jogo. Contudo, presenciamos, pelo clima, pelos depoimentos, que a realidade é bem diferente. O taxista que nos levou ao estádio, afirmou que "quando estas duas equipes se encontram, a cidade vira um verdadeiro caos..." O que nos conduziu de volta, contou uma história, no mínimo, inusitada. Segundo ele, um dia fez uma corrida com uma integrante da torcida organizada Máfia Vermelha, do América e, ela declarava a todo instante o quanto era grande o seu amor pelo time o qual seria capaz de dar a vida por ele. Então, o taxista perguntou-a o nome do goleiro americano, advinha... a torcedora "fanática" não soube responder. É isto que acontece muito. Vândalos disfarçados de torcedores vão aos estádios e, pode ter certeza, mal prestam atenção naquilo que ocorre dentro de campo. Estes "selvagens" preferem digladiarem-se, dando provas de que o ser humano é o mais irracional dos animais, pois é o único que proporciona a violência sem motivo aparente. Para nossa tristeza, assim como a de muitos, a paz nos Estádios é coisa do passado, ambos os taxistas, tanto o da ida quanto o do retorno, declararam não possuírem coragem de assistirem, de dentro do estádio, um jogo destes. E olha que estamos falando de Campeonato Potiguar! Imaginem vocês, por exemplo, um Inter x Grêmio, um Corínthians x Palmeiras, um Flamengo x Vasco... O que a televisão mostra não chega nem perto do que é na realidade. É lamentável que algo tão grandioso como o futebol, tenha adquirido tais proporções e se tornado perigoso, temeroso e, por tudo isto, repudiante para alguns.

No nosso meio, no âmbito amador, felizmente, ainda existe muito do verdadeiro espírito esportivo - o de integrar, de unir... Para exemplificar, no dia 22 passado, a Caiçara, vice campeão municipal de Riacho de Santana/RN fez sua confraternização e, na ocasião estiveram presentes diversos integrantes do Poço de Pedras I, o campeão e seu adversário da final. No último sábado (28) foi a vez do Poço de Pedras comemorar o título e, entre os convidados, haviam muitos jogadores da Caiçara. Neste pequeno pedaço de mundo, estas e outras equipes dão exemplos de como deveria ser o esporte: Dentro de campo, que vença quem for melhor, mas fora dele, a amizade e a integração devem sempre se sobressair sobre qualquer coisa. Este é o verdadeiro ESPÍRITO ESPORTIVO!

Jandeilmo Cleidson (Cleidão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário